Em comemoração à passagem do ano do cinquentenário da sua fundação, a Escola de Educação Básica Visconde de Cairu realizará atraente evento cultural na manhã do próximo sábado, 11 de agosto, em sua sede, localizada à Rua Belizário da Silva Ramos nº 115, nas proximidades da Avenida D. Pedro II, no Bairro Vila Nova, em Lages.
Trata-se de uma exposição de fotografias históricas e de documentos de arquivo institucional, que foram coletados por atividade extra-classe dos próprios alunos, junto as famílias dos egressos deste estabelecimento de ensino público. A amostra estará aberta à visitação pública apenas na manhã de sábado, até o meio-dia.
A EEB Visconde de Cairu – entre outras – está inserida num projeto especial que vem sendo desenvolvido a partir deste ano, no âmbito do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, objetivando reconstruir a história de várias instituições escolares da Serra Catarinense. O programa, conduzido por quatro pesquisadores do PPGE da UNIPLAC, é apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através do PIBIC Júnior do CNPq.
Esta amostra de fotos e documentos faz parte das atividades de coleta de material para formar o banco de dados da História da Instituição Escolar, processo que mobiliza toda a comunidade interna e externa e contempla um aluno com bolsa de estudos anual.
Segundo seu diretor, Prof. Giovane Manenti, a denominação da escola homenageia o cidadão brasileiro José da Silva Lisboa, nascido em 1756, na Bahia. Ele escreveu 92 obras sobre economia, educação, direito e finanças. Foi conselheiro de D. João VI e, devido suas ações, mereceu o título de Visconde de Cairu. Consta no resumo histórico que o então Grupo Escolar Visconde de Cairu foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1962, no Bairro Bom Jesus, e em 1971 mudou-se para o Bairro Vila Nova, endereço atual, daí em diante denominando-se Escola de Educação Básica.
Essa comunidade escolar faz parte do rol de educandários de Lages e de Curitibanos que integra o Projeto “Relação entre o desempenho de alunos de escolas estaduais das regiões sudeste e sul segundo a Prova Brasil e Censo Escolar de 2009: a formação e atuação de seus professores” que integra o Observatório da Educação é desenvolvido numa parceria entre UNICAMP, UNIPLAC, e UNOESTE. Este amplo projeto, apoiado pelas GEREDs das SDRs de Lages e Curitibanos, tem por objetivo contribuir, com análises sistemáticas e mapeamentos das circunstâncias facilitadoras e das que interferem negativamente no processo do ensino e da aprendizagem, na perspectiva de pensar a qualidade do Ensino Fundamental, buscando elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e analisar os dados disponíveis no INEP relativos à Educação Básica para compreender as circunstâncias que são determinantes nos índices escolares medidos pelos sistemas de avaliação do INEP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário