DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ESCOLAS RURAIS TÊM RESULTADOS RUINS


Dados da Prova Brasil 2011 divulgados agora pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, nas Escolas rurais, a porcentagem de Alunos do 5º e do 9º ano do Ensino fundamental que apresentaram ter aprendido o adequado em matemática e português é cerca de metade da média brasileira. Em matemática no 9º ano, por exemplo, 12% dos Alunos brasileiros participantes da Prova Brasil atingiram o aprendizado esperado. Porém, considerando apenas as Escolas em áreas rurais, essa porcentagem cai para 6%.
Falta de suporte
Os dados sobre as Escolas rurais foram levantados pelo coordenador de projetos da Fundação Lemann, Ernesto Martins Faria. Segundo ele, atualmente as crianças e adolescentes que vivem e estudam na zona rural do país não recebem a atenção e o suporte que os demais alunos. Participaram da Prova Brasil 2011 mais de 370 mil alunos de mais de 7 mil escolas rurais com turmas do 5º ano e quase 5 mil escolas com alunos no 9º ano do fundamental--segundo o Censo Escolar, o Brasil tem cerca de 900 mil estudantes matriculados em mais de 69 mil instituições nessas duas séries fora da zona urbana.
Segundo Faria, o resultado das escolas que participam da Prova Brasil podem ser muito diferentes das instituições que ficaram de fora. Por causa da logística, o Inep só aplica a Prova Brasil em escolas com turmas do 5º ou 9º ano com mais de 20 Alunos. Na zona rural, não é incomum encontrar pequenos casebres, ou até carteiras em um espaço a céu aberto, que serve de instituição de Ensino para um punhado de crianças da região. Em Vilhena (RO), por exemplo, Alunos que cursam séries diferentes dividem a mesma sala de aula.
As escolas rurais que ficam de fora da avaliação do Inep acabam excluídas também do debate na sociedade e das cobranças de melhoria na Educação. Para o economista da Fundação Lemann, a falta de dados é um empecilho para as políticas públicas na área. "Sabemos pouco sobre o aprendizado dos alunos que estudam nas Escolas rurais. E quando vemos que o fato de várias delas serem muito pequenas torna inviável a avaliação externa em todas, cabe a reflexão se, além de pouco avaliadas, essas Escolas não podem estar sendo pouco acompanhadas e recebendo pouco suporte", afirmou Faria.
Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, não é só a logística de chegar a Escolas muito pequenas e distantes da zona urbana que impede a universalização da Prova Brasil. A própria metodologia do exame é feita para avaliar o aprendizado de turmas de no mínimo 20 alunos. A prova é elaborada em blocos de questões que são divididos entre os alunos. Portanto, os estudantes de uma mesma turma recebem provas diferentes, e o resultado final mostra a avaliação da turma em relação ao conjunto total das questões. É por isso que a Prova Brasil tem resultados por escola, mas a nota de cada aluno não é divulgada.Costa afirma, porém, que a exclusão das escolas rurais com menos de 20 Alunos por turma da Prova Brasil não as deixa órfãs de avaliação. Segundo ele, essas Escolas são monitoradas por meio de relatórios e acompanhamento individual.
Em 2012, o MEC lançou o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que tem como objetivo promover gestão e práticas pedagógicas, formação de Professores, Educação de jovens e adultos e Educação profissional e tecnológica. Entre as ações do Pronacampo divulgadas neste mês está a distribuição, em 2013, de computadores portáteis a 50 mil estudantes de 4.890 Escolas rurais de pequeno porte, além da entrega de computadores interativos em mais de 30 mil Escolas rurais com turmas de mais de 20 Alunos. Os municípios têm até o dia 30 de novembro para manifestar interesse em participar do programa
Aprendizado 100% insuficiente
Pelas informações que já foram coletadas das Escolas com mais de 20 Alunos em cada nível, alguns resultados chamam a atenção. Por exemplo, nas 50 turmas de 5º e 9º ano de 33 Escolas, 100% dos estudantes que fizeram a prova tiveram um desempenho considerado insuficiente em português e/ou matemática. Segundo os indicadores dos especialistas, isso quer dizer que eles não tiveram quase nenhum aprendizado. Dessas 50, 41 pertencem à rede municipal e nove são da rede estadual de Ensino. Além disso, 16 delas estão no Maranhão, 11 no Amazonas, sete na Bahia e seis no Pará. Roraima tem três instituições com esse diagnóstico, Tocantins tem duas e Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Piau completam a lista com uma cada.
Bons exemplos
Por outro lado, alguns estados chamam a atenção pela maneira como têm conseguido dar o apoio necessário para que as Escolas rurais sigam evoluindo. O Ceará é um deles. No ranking das 100 turmas que tiveram maior porcentagem de Alunos com nível de aprendizado adequado, 29 estão em Escolas cearenses. Minas Gerais é onde ficam 21 delas.

Disponível em: http://g1.globo.com/

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