DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

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quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Exemplo para as escolas catarinenses


O estudante não vai bem nas aulas, suas notas estão baixas e ele reprova de ano. Cobrar? Brigar? Trocar de Escola? Talvez nada disso funcione e só piore as coisas. Assim, o correto é unir, apoiar e agir. Foi o que fez uma das comunidades mais carentes de Lages.O índice de reprovação na Escola do bairro era alto e os Alunos repetentes estavam desmotivados. A direção se mostrou preocupada. Até que uma ideia inovadora surgiu e todo mundo abraçou a causa. O que antes eram lágrimas, hoje são só sorrisos.
Era começo de 2009 quando a Secretaria da Educação de Lages determinou a todas as Escolas públicas municipais que estabelecessem metas para melhorar os índices de leitura e escrita entre os Alunos. Cada uma adotou suas estratégias, mas a Escola Professor Osni de Medeiros Régis, no Bairro Tributo, fez mais do que isso e envolveu pais, Alunos e Professores numa campanha que está transformando a vida de todos eles.
O Programa Aprovação Certa (PAC) surgiu inspirado no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal com o objetivo de reduzir ao máximo o índice de reprovação entre os Alunos, atualmente num total de 560, do Pré-Escolar ao nono ano do Ensino fundamental. Quando o PAC foi implantado, o índice de repetência era de 13,74%. Hoje, caiu para 7,1%.
A diretora da Escola, Lidia Mara Pereira Furtado, destaca que com o PAC, os estudantes passaram a receber mais assistência pedagógica, atendimento psicossocial, reforço de informática, português e matemática, aulas de inglês, redação e literatura, escolinhas de esportes, coral e dança.
Até aulas de valores e vivências eles frequentam, algo fundamental para uma comunidade onde o índice de pobreza e criminalidade é grande e onde muitos Alunos enfrentam problemas em suas famílias, como pais desempregados, presidiários, alcoolistas, violentos e usuários de drogas.
– Temos constatado uma melhora na autoestima e na integração entre os Alunos. E não temos registros de violência e depredação na Escola.
Amigos do Osni ajudam a atingir o objetivo
O esforço da comunidade Escolar teve uma boa recompensa, com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb). A nota, que era de 4,1 em 2009, nos anos iniciais, passou para 5,9 em 2011. Nos anos finais, o índice passou de 3,8 para 4,5.
Uma importante ferramenta do PAC da Escola é o projeto Amigos do Osni, no qual os Alunos mais velhos, do sexto ao nono ano e com bom desempenho, auxiliam os mais novos, do primeiro ao quinto ano. Os Amigos do Osni atuam voluntariamente e obedecem a uma escala de horário, nos turnos em que não estão em aula, permanecendo o dia inteiro na Escola. Gisele Bonfim, 13 anos, é uma Amiga do Osni. Ela se ofereceu para a participar do projeto, pois considera que o objetivo de ninguém reprovar depende muito do fato de não haver o sentimento de egoísmo.
– Adoro ajudar, pois acompanho o aprendizado e o crescimento dos pequenos, tanto que quero ser Professora.
Assim, com a presença dos Amigos do Osni, Alunos como Everton Teles Campos e Jéssica Cassão Borges, ambos de 10 anos e ajudados por Gisele, melhoram o rendimento nas aulas.
Quem também comemora o sucesso do PAC é Rita Aparecida Rosa, 43, Professora da Escola e mãe de Marcos Vinícius, de nove anos e Aluno do terceiro ano. Há apenas três meses, o garoto estudava em outra Escola, não tinha interesse nas aulas e estava atrasado. Com o ingresso na Osni de Medeiros Régis, melhorou seu rendimento.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/

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