O mês de março marca o encerramento de um trabalho de formação acadêmica que, por dois anos, reuniu uma competente equipe de mestrandos, que compõem a Turma 2011 do Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC. Trata-se da segunda leva, de dez alunos do PPGE, que agora estará defendendo suas dissertações. A primeira leva, de 11 alunos, apresentou seus trabalhos ainda em dezembro p.p. Com isso, à exceção de uma baixa por desligamento, esta turma de mestrandos conclui a atividade dentro do prazo de 24 meses regulamentares previstos, o que constitui um modelo de sucesso perante a CAPES, avaliadora do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.
A primeira sessão do mês de março será no dia 18, segunda-feira, às 10 horas, quando a mestranda Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus defenderá seu trabalho intitulado “Escrever na educação superior: caminhos para autoria na graduação”. A banca será formada pela sua orientadora, Ana Maria Netto Machado e contará com a participação dos professores doutores Lucídio Bianchetti (UFSC), Obdália Santaa Ferraz Silva (UNEB), mais Carmen Lucia Fornari Diez (Titular do PPGE) e Nilson Thomé (Suplente do PPGE).
Na sexta-feira, dia 22 de março, às 14 horas, a mestranda Aline Dallazem defenderá sua dissertação que tem por título “Trajetórias e escolhas profissionais de egressos licenciados em música: panorama de inserção e atuação na educação básica”. A banca será presidida pela sua orientadora, Ana Maria Netto Machado, e contará com a participação de Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC), Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular do PPGE) e Carmen Lucia Fornari Diez (Suplente do PPGE).
No dia 26 de março, terça-feira, teremos três bancas de defesas de dissertações:
Às 9h30min será realizada a sessão de defesa do mestrando Arlindo Alberton, com sua dissertação versando sobre “As práticas do ensino de filosofia no ensino médio nas regiões de Curitibanos e Lages”. A banca, formada por professores doutores, será presidida pela sua orientadora Carmen Lucia Fornari Diez. O membro externo será Jorge Luiz Viesenteiner (PUC-PR) e, pelo PPGE da Uniplac, ali estarão Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular) e Geraldo Rosa (Suplente).
A segunda banca do dia será às 14 horas, quando a dissertação “A educação física na educação infantil das escolas públicas do Município de Curitibanos” será defendida pelo mestrando Julio Cesar Ribeiro. A sessão será presidida por sua orientadora, Carmen Lucia Fornari Diez. Do PPGE da Uniplac participarão Nilson Thomé (Titular) e Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Suplente). Como membros externos, atuarão Marynelma Camargo Garanhani (UFPR) e Marilane Wolff Paim (UFFS).
Também às 14 horas deste dia 26, reunir-se-á a banca presidida por Marina Patrício de Arruda (orientadora), integrada pelos membros externos Jonas Salomão Spricigo (UFSC) e Sonia Maria Martins de Melo (UDESC), e pelos representantes do PPGE Geraldo Augusto Locks (Titular) e Lucia Ceccato de Lima (Suplente), quando será realizada a defesa da dissertação da mestranda Andréia Valéria de Souza Miranda, sob o título “Educar para a saúde e compreensão humana: a vida cotidiana do cuidador familiar do portador de transtorno mental”.
Um total de cinco sessões acontecerá na quarta-feira, dia 27 de março.
Às 9 horas, o mestrando Kaio Henrique Coelho do Amarante apresentará seu trabalho que tem por título “Dimensão empreendedora: o desafio da formação de administradores”, à banca presidida por sua orientadora Marina Patrício de Arruda, e formada pelos também professores doutores Amarildo Luiz Trevisan (UFSM), e tendo como representantes internos Nilson Thomé (Titular) e Ana Maria Netto Machado (Suplente).
Às 10 horas, o trabalho “Políticas de avaliação do ensino superior: ações dos coordenadores dos cursos de graduação em Educação Física da Região Sul diante dos resultados do ENADE e de outros procedimentos avaliativos”, será defendido pela mestranda Neila Borges Foscarini, perante a banca presidida por seu orientador Geraldo Antonio Rosa e integrada por Lindomar Wessler Boneti (PUC-PR), Lino Castellani Filho (UNICAMP), e Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular) e Geraldo Augusto Loks (Suplente) representando o PPGE.
O mestrando Ernesto Franzoi comparecerá à sessão das 14 horas para defender seu trabalho “Trajetória da escola de educação básica Sólon Rosa” perante a banca presidida pela sua orientadora Carmen Lucia Fornari Diez, tendo por co-orientador Nilson Thomé, mais Amarildo Trevisan (UFSM), e representantes do PPGE Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Titular) e Lurdes Caron (Suplente).
Também às 14 horas, será a vez da mestranda Eliane Santana de Liz Souza defender sua dissertação, sob o título “Tendências educacionais em desenvolvimento profissional: o gestor SENAC (SC) e o desafio da gestão humanizada”. A banca será presidida pela orientadora Maria Patrício de Arruda, tendo como representantes do PPGE, Nilson Thomé (Titular) e Lucia Ceccato de Lima (Suplente), e os componentes externos Leandro Rogério Pereira (UFRGS) e Leda Lisia Francioni Portal (PUC-RS).
Por último, ainda a 27 de março, às 17 horas, a mestranda Zuleide Demétrio Minatti defenderá sua dissertação intitulada "Políticas de Formação do Professor Tutor para atuar na Educação a Distância nos cursos de Pedagogia: um olhar para Santa Catarina". A banca, presidida pelo seu orientador Nilson Thomé, será integrada por Leandro Rogério Pinheiro (da UFRGS) e Lindomar Wessler Boneti (da PUC-PR), tendo como membros internos Marina Patrício de Arruda (Titular) e Lucia Ceccato de Lima (Suplente), ambas do PPGE da Uniplac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário