DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo, Movimientos Sociales y Educacion Popular


          A organização da I Jornada Latino americana de História, Trabalho, Movimentos Sociais e Educação Popular, comunica que já se encontram disponíveis as informações iniciais básicas deste evento científico, marcado para acontecer na cidade de Foz do Iguaçu (PR), dias 11, 12 e 13 de abril próximo. Os interessados podem acessar o site em: http://www.unioeste.br/eventos/jornada/.
          A organização é da Rede de Investigadores Latinoamericanos/PPU, integrada por equipes de pesquisa das seguintes Universidades: UNIOESTE (Brasil); UNESP (Brasil); UDELAR (Uruguai); UNY (México); UNP (Colômbia); Programa Interdisciplinar de Docência, Investigacão e Articulacão Social; e Movimentos Sociais y Educacão Popular (FFyL-UBA/Argentina)
          O objetivo desta Conferência é analisar o campo das ciências sociais, os problemas e debates epistemológicos sobre educação e trabalho a partir de uma abordagem multidisciplinar. Serão debatidas diferentes perspectivas teóricas sobre a questão, com base em noções como a história e a função social da educação, suas manifestações no mundo do trabalho e sua dimensão cultural e educativa. Assim, será tomado como referência experiências de educação popular realizados em movimentos sociais na América Latina.
          Nos últimos anos, aprofundou-se os estudos da educação e pesquisa no campo da história; a incorporação dessa temática está incorporada tanto na condução de atividades e de universidades latino-americanos, no âmbito da formação de docente, bem como em espaços que desenvolvem processos de articulação nos bairros, juntamente com as organizações regionais e movimentos sociais. A proposta apresentada nesta conferência dará uma atenção especial para as diferentes fases da história da educação e as produções teóricas da América Latina que influenciaram os debates sobre educação popular.
          Outras unidades temáticas sugeridas com base na análise das relações existentes entre a educação formal, movimentos sociais e educação popular, especialmente nas experiências representadas pelas escolas e outras espaços educativos desenvolvidos pelas organizações sociais da América Latina. A partir da proposta de analisar as experiências de e com organizações sociais se debaterá sobre a teoria e a prática da pesquisa participante e co-pesquisa, enfatizando o papel do pesquisador no processo de produção de conhecimento e transformação social.

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