Colegas do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR do Pará enviaram-nos manifestação obre o problema que está ocorrendo na pós-graduação da Universidade Federal do Pará sobre plágio na produção acadêmica de mestrandos. Uma professora do Mestrado em Educação da UFPA, de Belém, enviou-nos este e-mail:
Prezados/as, por favor, divulgar nota.
CONSEPE DA UFPA REINTEGRA À PÓS-GRADUAÇÃO, ALUNO QUE FEZ PLÁGIO EM TRABALHOS ACADÊMICOS.
ONTEM, DIA 23 DE MAIO, O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DA UFPA, ANALISOU E VOTOU RECURSO ENCAMINHADO PELA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SOBRE O DESLIGAMENTO DE UM ALUNO DE NOSSO PROGRAMA.
O ORIENTAD...OR DESTE ALUNO, EM RAZÃO DO USO DO PLÁGIO EM DUAS OCASIÕES DIFERENTES, PEDIU O DESLIGAMENTO DO MESMO, O QUE FOI APROVADO NO COLEGIADO.
O ALUNO RECORREU A JUSTIÇA FEDERAL, TENDO O JUIZ INDEFERIDO SEU PEDIDO DE REINTEGRAÇÃO.
APÓS O INDEFERIMENTO DO JUIZ, O ALUNO RECORREU À CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, QUE DESCONSIDERANDO OS PLÁGIOS, APROVOU A REINTEGRAÇÃO DO ALUNO.
EM VIRTUDE DA DECISÃO DA CONGREGAÇÃO DO ICED, A COORDENAÇÃO DO PPGED, RECORREU AO CONSEPE/UFPA.
NÃO OBSTANTE AS COMPROVAÇÕES FEITAS DOS PLÁGIOS, ANEXADOS AO PROCESSO, BEM COMO A DECISÃO JÁ EMANADA DA JUSTIÇA FEDERAL, O PARECERISTA MANTEVE A DECISÃO DA CONGREGAÇÃO DO ICED, DETERMINANDO A REINTEGRAÇÃO DO PLAGIADOR AO CURSO DE MESTRADO.
DURANTE A REUNIÃO DO CONSEPE, A TESE, SUI GENERIS, LEVANTADA, POR ALGUNS DOS CONSELHEIROS, ERA DE QUE, NÃO TENDO SIDO PUBLICADO OS TRABALHOS, ESTES NÃO PODEM SER CONSIDERADOS PLÁGIOS.
TEVE UM DOS CONSELHEIROS QUE CHEGOU MESMO A INSINUAR QUE O PLÁGIO DECORRIA DA INEXPERIÊNCIA DO ALUNO E DE PROBLEMAS DE ORIENTAÇÃO. AFIRMOU O DITO CUJO QUE A FUNÇÃO DO ORIENTADOR É O DE "DESENBURRAR" O ORIENTANDO. DURMA COM ESTA!!!!!!
TORNOU-SE MAIS ESCANDALOSO O CASO, QUANDO, NA MESMA REUNIÃO DO CONSEPE, UM OUTRO ALUNO, DO MESTRADO EM GEOGRAFIA, TEVE PARECER FAVORÁVEL AO SEU DESLIGAMENTO DAQUELE PROGRAMA, POR TER UTILIZADO O PLÁGIO EM UM TRABALHO ACADÊMICO.
COMO UM MESMO CONSELHO PODE ADOTAR DUAS MEDIDAS CONTRARIAS EM SE TRATANDO DO MESMO CASO? QUE CONCLUSÕES PODEMOS TIRAR DESTE EPISÓDIO?
NA CONDIÇÃO DE PROFESSOR DESTA UNIVERSIDADE, DE PROFESSOR DO ICED E DE PROFESSOR DO PPGED, VOU RECORRER DESTA DECISÃO ABSURDA.
NÃO POSSO FICAR INERTE FRENTE A ESTE ATENTADO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. SOU DOCENTE, NÃO SOU MEDÍOCRE E NÃO COMPACTUO COM ESTA IMORALIDADE QUE É ACEITAR O PLÁGIO COMO NATURAL.
DO QUE ADIANTA AS PESSOAS BRADAREM EM ASSEMBLEIAS QUE LUTAM PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, SE COMPACTUAM COM ESTE CÂNCER QUE TEM SE ALASTRADO DENTRO DA UNIVERSIDADE: O PLÁGIO.
MEUS PRINCÍPIOS NÃO MUDAM DE ACORDO COM A OCASIÃO. TENHO CERTEZA QUE OS PROFESSORES E ALUNOS QUE NÃO COMPACTUAM COM NEM UM TIPO DE FALCATRUA ACADÊMICA DEFENDERÃO, CONOSCO, ESTA CAUSA.
PEÇO, QUE TODOS E TODAS QUE NÃO CONCORDAM COM ESTAS PRÁTICAS NEFASTAS QUE EMPOBRECEM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, COMPARTILHEM EM SEUS FACE ESTA INFORMAÇÃO.
PODE SER QUE ASSIM, A UFPA, POR MEIO DE SEUS CONSELHOS SUPERIORES E O ICED, REVEJAM SEUS POSICIONAMENTOS.
INFORMO QUE COLOCO À DISPOSIÇÃO CÓPIA DE TODO O PROCESSO, BEM COMO A AJUNTADA DE DOCUMENTOS A ELE APRENSADOS, AFIM DE QUE SE COMPROVE O QUE AQUI ESTOU DENUNCIANDO.