DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

terça-feira, 21 de maio de 2013

Jornada do Histedbr em Cascavel


O Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR, juntamente com o Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, sediará a XI Jornada do HISTEDBR, que terá como temática central de discussão “A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização”, que ocorrerá na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Cascavel-PR, nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2013.
A realização desta Jornada, no momento em que o HISTEDOPR completa 10 anos de sua criação, por um lado, tem a finalidade de propiciar um espaço de debate, de troca de experiências e discussões acerca da Pedagogia Histórico-Crítica; de difusão de conhecimentos científicos e de reflexões acerca de experiências em torno das questões teórico-metodológicas, das políticas educacionais, do marxismo, da história e historiografia da educação, dos movimentos sociais, da formação de professores, da educação especial e das práticas de ensino.
Por outro, de socializar experiências e produções realizadas pelo HISTEDOPR e discutir sobre os desafios da institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica.
Com isto, pretende-se contribuir com o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP, que há mais de 20 anos, vem realizando um intenso trabalho de estudos e pesquisas com a finalidade de resgatar a história, preservar a memória, possibilitar uma melhor compreensão da educação e da sociedade brasileira, bem como, contribuir com sua transformação rumo a uma nova sociedade, verdadeiramente humana.
Contando com aproximadamente 30 grupos de pesquisa espalhados pelo Brasil afora, o HISTEDBR já realizou nove Seminários Nacionais e dez Jornadas, envolvendo pesquisadores do país e do exterior. Além disso, também conta com uma rede de intercâmbio pela Internet e com uma Revista, pela qual articula pesquisadores e socializa periodicamente produções na área da educação.
O HISTEDBR também está presente na UNIPLAC, com o núcleo do Grupo de Pesquisa Histedbr-Serra Catarinense, que atua junto ao Mestrado Acadêmico em Educação, e que deverá estar presente na Jornada em Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário