DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

terça-feira, 21 de maio de 2013

UNIPLAC propõe Doutorado em Educação para 2014


A Universidade do Planalto Catarinense protocolou junto à Fundação CAPES, em Brasília, neste mês de maio, o Aplicativo para Cursos Novos (APCN), objetivando a implantação do seu primeiro curso de doutorado em Lages a partir do próximo ano: o Doutorado em Educação.
O APCN é um conjunto de informações e documentos sobre a UNIPLAC e sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE). Ele expõe a estrutura institucional, os objetivos, o corpo docente, para submissão à avaliação superior.
No ofício de encaminhamento da proposta, o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Prof. Juliano Augusto Nascimento Leite, destacou que o Mestrado em Educação desta IES já conta com mais de 100 egressos ativos no ensino na região, sendo por si só um público potencial para o nível de doutorado.
Por seu turno, o Reitor da UNIPLAC, Prof. Elson Rogério Bastos Pereira, fez questão de destacar no seu ofício anexo à proposta a importância da Instituição para o desenvolvimento da Região Serrana desde 1959, com a certeza que “a oferta desse curso atenderá as expectativas da região, pois tem como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vista ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico”.
A proposta à CAPES para a criação do Curso de Doutorado em Educação foi acompanhada por manifestação pessoal do Governador do Estado, João Raimundo Colombo, que se colocou à disposição da UNIPLAC para que a iniciativa se concretize conforme se propõe. Da mesma forma, a proposta recebeu apoio do Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Sell Ribeiro. Estas autoridades, como agentes públicos, hipotecaram integral apoio à iniciativa comunitária e se prontificaram a dela participar para o pronto alcance das metas.
A Coordenadora do PPGE, Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, lembrou que o PPGE da UNIPLAC já mantém no campus universitário de Lages o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Lages, devidamente avaliado pela CAPES e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, este que, agora em 2013, está passando pela competente avaliação trianual e que, desde já, prepara-se para, ao final deste ano, lançar edital para a oferta do curso à nova turma no ano que vem.
A necessidade do pleito lageano justifica-se: o Estado de Santa Catarina dispõe de 11 cursos de mestrado em educação, formando turmas anualmente, cujos egressos não tem como continuar sua formação. E há apenas três cursos de doutorado em educação, dois na capital e um em Itajaí, todos no litoral. O interior do Estado está desprovido de programas de formação dessa natureza, e o mais próximo localiza-se em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A UNIPLAC deverá conhecer o resultado da avaliação da sua proposta em meados de setembro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário