DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

sábado, 11 de maio de 2013

Idéia: Universidade Comunitária Virtual de SC


Por que a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) não lança um programa especial, que poderia receber o nome de “Universidade Comunitária Virtual de Santa Catarina – UCVSC”, com a finalidade de ser executado em todas as regiões do Estado por um consórcio educacional, formado por todas as universidades privadas comunitárias de Santa Catarina?
O Consórcio Virtual aproveitaria todos os cursos já autorizados e reconhecidos, em oferta e a ofertar, de Educação a Distância (EaD), de cada uma das instituições do Sistema ACAFE – professores, tutores, tecnologias de informação e comunicação, conteúdos, experiência técnica, material didático, instalações em sedes e pólos – dessa forma consolidando os núcleos catarinenses existentes, para que a EaD seja dinamizada e  alcance maior público-alvo. Inclusive, as instituições catarinenses deixariam de competir entre si por um espaço cada dia mais curto e estreito.
Reunindo tudo o que nossas IES privadas comunitárias tem, não seria necessário nenhum dispêndio a mais – ao contrário, em pouco tempo as despesas baixariam pela racionalização das forças e esforços.
Unindo as Instituições de Educação Superior que atuam em EaD pura (100% a distância) ou com semi-presencialidade, como, por exemplo, UNESC, UNISUL, UnC, UNIVALI e outras, o sistema poderia tentar bater de frente com as corporações privadas particulares que entraram ultimamente no Estado e praticam a EaD como instrumento de negócio para obter lucro, como é o caso, agora, da Kroton, que adquiriu a UNIPAR e a UNIASSELVI e está se unindo a Anhanguera que, entre outras, adquiriu a UNIDERP e logo superarão as universidades genuinamente catarinenses em número de matrículas (e em faturamento, claro).
Como em 1974 as fundações educacionais, hoje fundações universitárias, se uniram para formar a ACAFE e trabalhar em sintonia, este seria um caminho natural para o Sistema.
Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário