UP oferta curso de Pedagogia em período integral, com dobro da carga horária exigida pelo MEC
O curso de Pedagogia permite atuar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
Desde o início deste ano, a Universidade Positivo trabalha com uma nova proposta para o curso de Pedagogia, em período integral. No turno da manhã, a UP oferece atividades para a formação pessoal - conhecido como Programa de Aprendizagem Complementar - como aulas de inglês, literatura, debates sobre atualidades, noções de sustentabilidade e meio ambiente, entre outras e a Residência Pedagógica, que é uma nova forma de estágio.
No turno da tarde, há ainda a possibilidade do estágio remunerado no Colégio Positivo ou em outras instituições, possibilitando a formação prática e a experiência profissional. Noite são ministradas as aulas da grade curricular específica.
Segundo a professora Josemary Morastoni, coordenadora do curso de Pedagogia Integral da UP, esse é um modelo completamente inovador. "Não temos no Brasil nenhum curso de Pedagogia nesse formato. Tivemos como ponto de partida o entendimento de que a formação do professor deve basear-se na relação entre teoria e prática e, assim, essa abordagem de ensino prioriza a descoberta, a organização, a análise e a revisão teórica, além da fundamentação do trabalho pedagógico para a sala de aula”, diz.
A coordenadora ainda explica que a proposta consolida a expertise da UP na formação de docentes. Em 2011, o curso conquistou a nota 5 no Enade e, de acordo com as avaliações do MEC, é o quinto melhor curso de Pedagogia do Brasil e o primeiro no Paraná.
O curso da UP conta com 6.360 horas de carga horária total. O MEC propõe 3.200 horas para os cursos de Pedagogia. Dessa carga horária, 2.400 horas são dedicadas à Residência Pedagógica, que permite que o estudante estabeleça o vínculo entre a prática docente e a produção acadêmica desde o primeiro ano acadêmico. "Esse é um grande diferencial, pois a grande maioria dos cursos de Pedagogia existentes no Brasil propõe uma carga horária de apenas 320 horas para as atividades de estágio supervisionado”, diz Morastoni.
Já o Programa de Atividades Complementares, que busca a evolução dos acadêmicos em questões de cultura geral, é formado por atividades e oficinas relacionadas ao ensino da língua estrangeira, artes e cultura, planejamento do tempo de estudo e pesquisa e produção de materiais, além de orientação para o desenvolvimento da leitura e escrita.
O Programa trabalha ainda com uma "linha do tempo”, que inclui a análise dos fatos que influenciaram o pensamento educacional brasileiro, enfatizando conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia da Educação.
Com duração de quatro anos, outro diferencial do curso é o baixo custo da mensalidade: R$ 398 reais, com opção de financiamento.
http://www.nota10.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário