DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Inserção do Mestrado em Educação da UNIPLAC na educação básica regional


Foi realizado durante os dias 2, 3 e 4 de outubro, no Salão de Atos da Uniplac, o Seminário do Observatório da Educação, envolvendo quase 700 professores (docentes e dirigentes) da rede estadual de ensino de Lages e Curitibanos.


O evento iniciou na noite de terça-feira 2, com a mesa redonda que trouxe o tema “Os impactos da Pós-Graduação em Educação da Uniplac na Educação Básica na Serra Catarinense”, para debate com a mediação e participação da Profa. Dra Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Uniplac), da Profa, Maria de Fátima Ogliari (Gerente de Educação de Lages) e Kleberson Lucano Lima (Gerente de Educação de Curitibanos).
Na abertura das atividades do segundo dia do seminário, a Profa. Maria de Lourdes Pinto de Almeida apresentou o projeto do Observatório da Educação “Relação entre o desempenho de alunos de escolas estaduais das regiões sudeste e sul segundo a Prova Brasil e Censo Escolar de 2009: a formação e atuação de seus professores”.
Durante a amanhã aconteceu a mesa redonda “Prova Brasil e Censo Escolar: Condicionantes do Alto/baixo Desempenho”, com as Professoras Vera Rejane Coelho e Elaine Costa, sob a mediação do MM. Reitor da Uniplac, prof. Elson Bastos Pereira. Em seguida, a profa. Aline Dallazem mediou a mesa redonda da visão dos diretores de escolas sobre o processo de avaliação. No período da tarde, houve exposição de posters das escolas envolvidas no projeto, palestra sobre “Fracasso Escolar” pela profa. Maria de Lourdes Pinto de Almeida, e aconteceu a mesa redonda “Release da Observação realizada nas Unidades Escolares” por bolsistas, sob mediação do mestrando Carlos Alberto Bertaiolli.
No terceiro dia, pela manhã, realizou-se mesa redonda sobre “A Violência nas escolas”,  com os profs. Geraldo Locks e Carmen Fornari Diez, com mediação da profa. Arleide Wolff Camargo, mais a mesa redonda sobre “A pesquisa em educação nas escolas de educação básica”, com os professores Geraldo Rosa, Nilson Thomé, Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Carmen Fornari Diez. À tarde, o prof. Nilson Thomé apresentou palestra sob o tema “A Importância do Resgate da História da Escola para a Educação Brasileira”, e, finalizando, o mestrando prof. Arlindo Alberton palestrou sobre “Avaliação por Desempenho e por performance”, assim concluindo as 25 horas de atividade deste Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário