DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UNIPLAC presente na 35ª Reunião Anual da ANPED


A 35º Reunião Anual da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, que se realizará no Centro de Convenções de Porto das Galinhas, Pernambuco, de 21 a 24 de outubro próximo, contará com a participação de quatro docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da UNIPLAC.
O tema a ser desenvolvido será “Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI” e dos debates participarão três doutores: Carmen Fornari Diez, Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Lúcia Ceccato de Lima.
Esta Reunião Anual da ANPED irá realizar-se nesse ano de 2012 com um tema ambicioso e de grande atualidade para a sociedade brasileira. O tema expressa a preocupação de que a Educação, como política pública social, deve contribuir para reduzir as desigualdades que marcam este país em um contexto de grande diversidade, no qual a cultura, pensada em sentido plural, deve ser respeitada. Ao mesmo tempo, o tema expressa e põe em discussão os vínculos que a Educação tem com as políticas econômicas e os projetos de desenvolvimento em disputa na sociedade.


O tema é resultado de discussão coletiva envolvendo a Diretoria da ANPEd, o conjunto dos Grupos de Trabalho (GTs) – constituídos por pesquisadores vinculados às universidades e instituições de ensino de pós-graduação e de pesquisa – e a coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Pode parecer demasiado amplo, e o é de fato, mas ele traduz as múltiplas e diversas contribuições e inquietações presentes nos espaços de produção científica do campo.
A organização da 35ª. Reunião Anual da ANPEd significou um grande desafio para a atual Diretoria desta Associação e com o esforço e aposta de muitos que contribuíram decisivamente para o êxito da proposta. Tivemos o apoio e a confiança de nossos associados para que pudéssemos conduzir os trabalhos e as negociações, com vistas a buscar as melhores condições à sua realização. Contudo, sem o apoio e a determinação dos colegas da Universidade Federal de Pernambuco, sobretudo da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, o intento não teria se efetivado.
Contando com a coordenação local do PPGE/UFPE, foi possível promover uma articulação envolvendo a Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFP), a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do estado de Pernambuco (SINTEPE), nossos principais colaboradores locais.  Contamos ainda com a colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Estado de Pernambuco (FACEPE) e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
 Esses apoios puderam ser somados àqueles com os quais tradicionalmente a ANPED tem contado na realização de suas reuniões anuais: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário