DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

terça-feira, 1 de maio de 2012

Acesse já: Projeto Brasiliana Eletrônica


Um projeto espetacular está em andamento no Rio de Janeiro. Trata-se do “Projeto Brasiliana Eletrônica”, que vem digitalizando toda a famosa “Coleção Brasiliana”, que reunia 415 volumes, editados de 1931 a 1993 pela Companhia Editora Nacional. O acervo está em fase de digitalização e será exibido no web site <http://www.brasiliana.com.br/> com acesso livre e gratuito.
Este Projeto institucional é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ministério da Educação - Secretaria de Ensino à Distância, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Fundação Universitária José Bonifácio  (FUJ).
No final de abril, o programa já cadastrou 84 autores e 119 obras, representando 44.647 páginas.
No futuro próximo, outras obras significativas sobre o Brasil, que não figuraram no universo da Brasiliana, serão acrescidas ao conjunto, enriquecendo ainda mais o alcance do trabalho.
No portal Brasiliana Eletrônica, esses livros são oferecidos ao público de dupla forma - como fac-símiles da primeira edição, para serem analisados na feição como vieram à luz, e como textos normalizados e de ortografia atualizada, passíveis de serem editados, selecionados, transcritos e transpostos ("recortados, copiados e colados", no jargão da informática), respeitadas as regras de citação, para estudos, textos, pesquisas e trabalhos escolares e acadêmicos que, felizmente, só fazem crescer no país.
O portal vai se constituir, assim, numa poderosa ferramenta de difusão e democratização de conhecimentos sobre o Brasil, fazendo chegar a amplas camadas da população um portentoso volume de informação e reflexão, até aqui restrito às paredes das bibliotecas.
Inclui o projeto a apresentação de estudos críticos sobre as principais obras da Coleção, bem como de biografias intelectuais de seus autores, encomendados aos mais renomados especialistas brasileiros. A escolha dos nomes que assinarão esses trabalhos caberá ao Comitê Editorial, integrado por cinco destacados docentes da UFRJ. Na segunda fase, um Conselho Científico, congregando 50 expoentes acadêmicos de todas as regiões do país, irá definir a inclusão de novas obras ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário