DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

terça-feira, 3 de abril de 2012

Simpósio Internacional na UNIPLAC de 17 a 19 de maio


O I Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território: Dimensões Técnico-Científicas e Ético-Políticas está sendo organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida (em fase de implantação) da Universidade do Planalto Catarinense (PPGSAQV/UNIPLAC) em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina/ (CAV/UDESC) e Empresa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Este simpósio tem o objetivo de contribuir, de forma interdisciplinar, com a produção e divulgação do conhecimento relativo às áreas da saúde, ambiente e qualidade de vida e sua relação com o território e redes sociotécnicas. Parafraseando Milton Santos, Território aqui é entendido como espaço da vida onde ocorre a grande mediação entre o mundo e a sociedade.

O evento, programado para os dias 17, 18 e 19 de maio de 2012, proporcionará espaço ampliado para aprofundar temas nessas áreas que vêm sendo discutidos na contemporaneidade em pesquisas científicas e políticas públicas. Pretende ainda proporcionar a reflexão sobre questões que permeiam esses temas e requerem múltiplos olhares, tais como: A quem está servindo a ciência que produzimos? Quais são as prioridades da pesquisa em um país como o Brasil quando se trata de promover a qualidade da vida? Quais são as necessidades de pesquisa nos diferentes territórios? Estas questões são de abrangência global e estão inseridas em um contexto maior relacionado à condição humana contemporânea. Embora esses temas façam parte de uma problemática global, eles se refletem nos contextos locais. Assim muitos dos desafios existentes na região denominada Microrregião dos Campos de Lages, também conhecida como Planalto Serrano, onde está inserida a UNIPLAC, são os mesmos encontrados em outros locais do Brasil e do mundo.

Espera-se, a partir do encontro de pesquisadores, estudantes, comunidade e profissionais que trabalham com temas que envolvem Ciência, Saúde e Território, ampliar a discussão sobre tais temas contribuindo para a efetivação de políticas públicas com impacto econômico e social. Além disso, o encontro simultâneo daqueles que trabalham com esses temas em outros locais no Brasil e no mundo, permitirá a formação de uma rede de instituições e pesquisadores que estão buscando estratégias científicas e tecnológicas inovadoras que sejam responsivas a essa complexa problemática. Vale lembrar que é importante que esse diálogo, entre pesquisadores com perspectivas distintas, ultrapasse as fronteiras da comunidade científica e da universidade, para interagir também com os atores e setores da sociedade em seus territórios – aqueles que estão diretamente envolvidos no enfrentamento de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário