DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Afinidade com a linha pedagógica é critério central para escolha da escola

Afinidade com a linha pedagógica é critério central para escolha da escola

Na visita a uma escola, além de conhecer a infraestrutura, os pais precisam verificar se a instituição está alinhada aos princípios e às expectativas da família.
Um caminho é descobrir qual é o modelo de ensino adotado pela escola --que indica qual é o conceito de aprendizagem e como o aluno é entendido no processo.
Nesta página, são apresentados alguns desses modelos e dicas para avaliar se estão de acordo com o que se busca para a criança.
Vale lembrar que, na prática, é possível encontrar mais de um princípio em uma mesma escola --nesses casos, é importante ficar atento ao modelo que prevalece.
"É preciso que os pais tenham muito claro o que esperam da escola na hora da escolha", orienta a pedagoga Sueli Pecci.

EMPIRISTA/TRADICIONAL
É o modelo educacional mais conhecido. O aprendizado acontece de fora para dentro, com o aluno recebendo do professor o conteúdo sistematizado pela escola.
As aulas são controladas e os conteúdos são divididos em blocos, que vão do mais fácil para o mais difícil. É comum o uso de apostilas. As avaliações ocorrem principalmente por meio de provas.
Como identificar:
Prevalece a aula expositiva, que acontece em salas silenciosas com os alunos sob controle do professor
Com quem combina:
Pais que valorizam bom comportamento e se preocupam com o conteúdo

DEMOCRÁTICA
Os alunos podem decidir o que e como querem aprender. Em assembleias, estudantes, professores, funcionários e pais definem as regras e a organização do cotidiano escolar.
A relação com o conhecimento e seus conteúdos se dá por meio de projetos e em grupos de pesquisa, o que visa estimular a vontade de aprender. Não há provas, mas autoavaliações. individuais
Como identificar:
Os alunos são livres para escolher suas atividades. Escolas costumam ter amplos espaços de convivência.
Com quem combina:
Pais que querem criar seus filhos em liberdade e valorizam a espontaneidade.

SOCIOCONSTRUTIVISTA
Valoriza a relação da criança com os outros e com o mundo. Entende que a criança aprende com a realidade a sua volta.
O papel da escola é proporcionar experiências para que o aluno construa seu conhecimento, criando hipóteses e problematizando o mundo em conjunto com professores e colegas.
A avaliação acontece por meio da reflexão do aluno sobre seu aprendizado
Como identificar:
O conteúdo não é fragmentado e projetos interdisciplinares são desenvolvidos em conjunto.
Com quem combina:
Pais que buscam parceria com a escola e o contato da criança com o diferente.

MONTESSORIANA
Método criado pela italiana Maria Montessori (1870-1952). Prioriza a independência do aluno e estimula a experiência concreta. As salas de aula contam com materiais específicos à disposição de estudantes e professores.
Geralmente, os alunos são divididos em ciclos de três anos. As avaliações priorizam a observação e são feitas por meio de fichas pedagógicas.
Como identificar:
As salas de aula facilitam a movimentação e o trabalho dos alunos. Professores devem ter formação específica.
Com quem combina:
Pais que se preocupam com a organização e com as relações da criança.

WALDORF
Concepção desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Preocupa-se com o desenvolvimento físico, social, emocional e intelectual do aluno, e adequa o conteúdo ao tempo natural do estudante.
Tem forte relação com as artes --há um programa de atividades artísticas, artesanais e de música. As avaliações são constantes, e não há reprovação.
Como identificar:
Currículo extenso inclui atividades lúdicas; há um professor de classe, que ensina a turma por sete anos.
Com quem combina:
Pais que buscam educação integral. Passam por leituras e entrevistas para matrícula.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/09/1344451-afinidad e-com-a-linha-pedagogica-e-criterio-central-para-escolha-da-escola.shtml
Fonte: Folha de S. Paulo - ÚRSULA PASSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário