DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UNIPLAC participa de fórum de ensino estadual

Evento que acontece na Unochapecó reúne as 16 instituições que integram o Sistema Acafe

Iniciou nesta quarta-feira, 25 de setembro, o IV Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe. O evento reúne as 16 instituições que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Com o tema "O marco das universidades comunitárias no desenvolvimento do Estado de Santa Catarina" são realizadas conferências, painéis e mesas redondas que oportunizam a troca de experiências entre as universidades. Juntamente com o Fórum da Acafe, ocorre o IV Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó.

A solenidade de abertura teve início às 19h no Salão de Atos da Unochapecó, com a conferência sobre “Universidades brasileiras: novos paradigmas institucionais emergentes ministradas pelo doutor Ricardo Rossato, professor da Faculdade Palotina de Santa Maria/RS. Em sua fala o professor abordou as tendências e as perspectivas de mudanças das universidades brasileiras.

Para o presidente da Acafe Mario César dos Santos, o fórum abre perspectivas para cada uma das instituições mostrar através dos folders, das falas e dos debates o que tem feito na atividade não só acadêmica mas também comunitária e que progressos tem alcançados nesse relacionamento. “Tudo isso é analisado nesse grande fórum e dessa forma faz com que uma instituição possa servir de modelo para a outra”, expõem Santos. A vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Caovilla, comenta que “é uma satisfação para a universidade receber o Fórum da Acafe, o qual proporciona um momento de integração entre as instituições”.

Na quinta-feira pela manhã realizou-se conferências sobre a participação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias de Santa Catarina no Conae/2014 e sobre perspectivas e desafios da década das universidades comunitárias. A tarde um painel sobre “Ética e ciência na educação superior” e também o encontro das editoras que integram o Sistema Acafe. Às 18h aconteceu o lançamento de livros e na ocasião houve sessão de autógrafos com alguns dos autores.

Nesta sexta-feira pela manhã, estão previstas conferências sobre “O PNPG e a interiorização da pós-graduação” e “Os desafios da educação no século XXI”. Para a tarde haverá apresentações orais e intervenções culturais.

A UNIPLAC está presente no Fórum com a presença de técnicos, professores e acadêmicos, com a apresentação de nove trabalhos, três em cada área: ensino, pesquisa e extensão.

ASSEMBLEIA ACAFE

Juntamente com o Fórum realizou-se na quarta-feira, a Assembleia da Acafe, reunindo todos os reitores das universidades que integram o Sistema. Na reunião foram debatidos pontos que tratam sobre os projetos de lei e medidas provisórias que dizem respeito ao ensino e às universidades comunitárias, além de debater a relação das instituições com o governo. Tratou-se ainda sobre aspectos internos da Acafe, como o edital de mobilidade acadêmica e fatores voltados a bolsas de estudos.


Publicado em 27/09/2013 por Assessoria de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário