DAS COXILHAS SERRANAS:


DAS COXILHAS SERRANAS

Notícias do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPGE)
Mestrado Acadêmico em Educação
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - Lages - Santa Catarina - Brasil

Para conhecer a UNIPLAC, acesse: www.uniplac.net

quinta-feira, 13 de junho de 2013

DISTORÇÃO DE IDADE NO ENSINO MÉDIO É DE 31%

Quase um terço dos Alunos do Ensino médio tinha idade acima da adequada no ano passado, divulgou o Ministério da Educação (MEC). A chamada distorção idade-série atingia 31,1% dos jovens nessa etapa, refletindo problemas como a reprovação e o abandono Escolar. A série histórica, no entanto, revela que a situação já foi pior: em 2000, 54,9% dos estudantes estavam acima da idade esperada.
O ministro Aloizio Mercadante reconhece que o Ensino médio vive uma crise. Ele disse que prepara um plano de melhoria em conjunto com as secretarias estaduais de Educação. A ideia é fazer algo semelhante ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, dirigido às séries iniciais para crianças de 6 a 8 anos.
Mercadante anunciou também uma ligeira melhora nos indicadores de aprovação de Alunos. Em 2012, 78,7% deles passaram de ano no Ensino médio, ante 77,4% em 2011. Já no Ensino fundamental, a taxa subiu de 87,6%, em 2011, para 88,2%, em 2012. O investimento público direto em Educação era de 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2011, quase a metade dos 10% previstos na proposta do Plano Nacional de Educação em análise no Senado.
O Exame Nacional do Ensino médio (Enem) deste ano teve número recorde de inscritos, com 7,17 milhões de candidatos. Em relação ao exame do ano passado, o crescimento foi de 23,8%. Mercadante disse que o número superou a previsão da pasta, que esperava cerca de 1 milhão de candidatos a menos, e que será preciso reforçar a logística de aplicação e correção das provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário